top of page

‘Hemodiálise à beira leito’ é o novo serviço de saúde lançado pelo governo estadual no Hospital Alberto Lima

Tratamento oferece assistência a pacientes com doenças renais agudas ou crônicas durante internação no Hcal.

O Governo do Amapá lançou o serviço de hemodiálise à beira leito no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá. O novo atendimento representa um avanço significativo na assistência a pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica durante a internação na unidade. O Hospital de Emergência (HE) também disponibiliza o serviço.


A enfermaria de diálise do Hcal conta com três leitos específicos para este tipo de tratamento, mas com o uso de máquinas móveis, o atendimento também pode ser levado a outros leitos em que o paciente estiver internado, sem a necessidade de deslocamento dele. A inovação reduz riscos e garante mais agilidade, segurança e conforto para quem precisa do procedimento.


Antes, o tratamento por hemodiálise estava restrito às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e ao setor de Nefrologia Ambulatorial, que fica em outro prédio do complexo do Hcal. Isso exigia a remoção dos pacientes, muitas vezes em estado grave. 


Atendimento humanizado

O médico nefrologista João de Barros, que atua desde 2011, explica que o Amapá está entre os poucos estados do país que já contam com o serviço. Ele destaca os impactos positivos da iniciativa para a saúde pública.


“Esse tipo de atendimento melhora o tempo de resposta e reduz complicações, internações prolongadas e a sobrecarga do SUS. Com isso, conseguimos evitar que o paciente seja transferido para uma UTI, porque o tratamento é feito diretamente no leito”, pontua o especialista.


O serviço é conduzido por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados, assegurando um atendimento humanizado e de excelência. A agilidade no início do tratamento também reduz o tempo de internação e previne complicações, otimizando o uso dos recursos hospitalares e beneficiando diretamente os pacientes.


Pacientes sentem os avanços

Ediana da Silva, de 39 anos, faz tratamento nefrológico há três anos e recentemente precisou de internação. Para ela, o novo serviço trouxe mais agilidade e conforto.


“Quando a gente está internado, é muito difícil ir até a Nefrologia, que fica em outro prédio. Em dias chuvosos, então, é ainda pior. Agora, podemos fazer o tratamento no próprio leito ou em uma sala próxima. É mais rápido e muito mais seguro. Um avanço muito grande”, relata Ediana.


A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, reforça que a implantação do serviço é mais uma ação do Governo do Amapá para fortalecer a rede de assistência à saúde.


“Esse é mais um passo no compromisso do governador Clécio Luís de ampliar e qualificar os serviços de saúde prestados à população. A hemodiálise à beira leito é uma inovação que salva vidas e melhora o dia a dia dos pacientes renais”, destacou Nair.


Com a iniciativa, o Amapá segue avançando na modernização da rede estadual de saúde, com foco em um atendimento humanizado e eficiente.


*Por Roberta Corrêa/Agência Amapá

Imagens: Nádia Launé

Mais Lidas

Traga as notícias temperadas em primeira mão para o seu celular.

Inscreva-se para receber atualizações.

Obrigado por se Inscrever

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

© 2023 by William Barbosa (96 99160-9406)

bottom of page