top of page

Davi e Clécio lançam obra do novo HE na segunda-feira, 18

  • Foto do escritor: Fernando França
    Fernando França
  • 15 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

O senador Davi Alcolumbre e o governador Clécio Luis lançam na manhã da próxima segunda-feira, 18, a pedra fundamental da obra do novo Hospital de Emergência (HE) da capital.


ree

O Projeto é considerado a maior obra de saúde do estado. Serão investidos mais de R$ 110 milhões na estrutura, que vai ampliar a capacidade de atendimentos. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.


Com o novo pronto-socorro, a rede pública de saúde irá se adequar ao crescimento da população amapaense, que, atualmente, é de quase 800 mil habitantes. São mais de 15 mil m² de área para expansão dos serviços prestados, com ampliação para, inicialmente, 212 leitos na estrutura total, entre clínicos, intensivos e de cuidados intermediários, além de leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados.


ree

"Esse hospital vai mudar a vida de milhares de amapaenses que estão sonhando com essa obra. Dar para a população um atendimento digno de emergência e urgência”, disse o senador Davi Alcolumbre.


Quando concluída, a estrutura será a porta de entrada das urgências e emergências do Estado e atenderá casos de alta complexidade, sendo enquadrada pelo Ministério da Saúde (MS) na categoria Hospital de Grande Porte.


O projeto prevê seis salas de cirurgia, sendo quatro de multiespecialidades; serviços para diálise; Central de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (com espaços de radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância e endoscopia).

Haverá, ainda, ambientes de apoio técnico (para laboratórios e setores como Nutrição e Farmácia), além de espaços para administração, auditório e salas multiuso, comissões. Está previsto um estacionamento com 110 vagas para veículos (com bicicletário e espaço para motos), além de heliporto e rampas de acesso.


ree

A área onde o novo HE será erguido também é resultado de articulação do senador Davi junto ao Exército Brasileiro, que cedeu ao Estado a área localizada atrás do atual Hospital de Emergência, onde funcionava uma vila militar.


“É uma satisfação ver o sonho de milhares de amapaenses sendo realizado”, disse Davi Alcolumbre, afirmando que nos próximos dois anos vai entregar, ao lado de Clácio Luis, “a maior obra de saúde pública da história do Amapá, o novo hospital de urgência e emergência para salvar, e isso é o mais importante, o bem mais vaioloso que nós temos que é a nossa vida”.

Comentários


Mais Lidas

bottom of page