Convenção do MDB no Amapá pode ser cancelada a pedido de filiados
- Fernando França

- 3 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Marcada para acontecer nesta quinta-feira, 3, a convenção partidária do MDB para a escolha da nova diretoria do partido pode não acontecer. É mais uma crise que envolve a legenda no Estado que tem o deputado federal Acácio Favacho como presidente interino após intervenção do diretório nacional.

A presidente do Núcleo Afro do MDB/AP e membro da Comissão de Ética e Disciplina do diretório estadual da legenda, Eliane Camilo da Silva, questiona a legalidade da convenção dizendo que regras estabelecidas pelo estatuto do partido não foram cumpridos a realização do evento partidário.
Ao Notícia Temperada, Eliane Silva, disse entrará com uma ação judicial na manhã desta quinta-feira, 3, pedindo a suspenção da convenção. Ela assegura que filiados da legenda que possuem direito a votos na convenção e também à composição de chapas na eleição do diretório estadual, não foram convocados para nenhum ato partidário.

A presidente do Núcleo Afro do MDB/AP diz ainda foi descumprido o prazo de convocação para a formação e inscrição de chapas. Segundo ela, várias irregularidades afrontam o regimento interno do partido que normatiza a convenção para escolha de diretores a partir de eleição interna.
Candidata a deputada estadual nas eleições de 2022, Elaine Silva aponta que, após dois cancelamentos de convenção ocorridas anteriormente ainda na gestão do ex-senador Gilvan Borges, ficou definido pelo Diretório Nacional que novas convenções só poderiam ocorrer em outubro de 2023, após uma conferência com todos os presidentes de diretórios estaduais, em Brasília (DF).

A crise no MDB no Amapá vem se arrastando a alguns anos após o deputado federal acácio Favacho desenvolver uma série de articulações junto ao presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, para “tomarem” o partido das mãos de ex-senador Gilvan Borges, um dos históricos do MDB no Amapá.
Gilvam Borges diz que chegou a inscrever chapa para concorrer à presidência do partido. No entanto, não obteve retorno e nem recebeu convocação para a convenção partidária.












Comentários