Carnaval 2025: Império Solidariedade recebe 'Visita da Corte' exaltando a força da fé nas religiões de matriz africana
- Fernando França

- 21 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de fev.
Com enredo, “Do universo de olorum, rei Oxaguiã - Senhor da Renovação Constante”, o samba contagiou a comitiva e foliões durante o ensaio show.

Por Roberta Corrêa
Colaboração: Rodrigo Juarez
A Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade recebeu com muita festa a visita da "Corte do Carnaval" da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com representantes do Governo do Amapá. A recepção aconteceu em sua sede no bairro Jesus de Nazaré, na noite de domingo, 16. A Solidariedade apresentou seus pontos técnicos e mostrou que está pronta para o desfile no Carnaval do Meio do Mundo 2025.
Com a força do enredo: “Do universo de Olorum, Rei Oxaguiã – Senhor da Renovação Constante", a agremiação se apresentou ao som da bateria e ala musical, comandada pela intérprete Silmara Lobato, uma das únicas escolas de 2025, que a voz feminina conduz o samba de enredo. Comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, musas, rainha e rei de bateria também mostraram um pouco do que vai estar no dia 28 de fevereiro, na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá.

A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, destacou o compromisso da gestão com o Carnaval 2025 e como está sendo emocionante cada visita nos ensaios das escolas de samba, onde é possível um diálogo mais próximo dos integrantes das agremiações.
“E com muita emoção que estamos fazendo as visitas. É um momento de integração do poder público com a comunidade, com diálogo permanente, que sem dúvida é a principal orientação do governador Clécio Luís, para que possamos executar políticas que tragam grandes resultados para o carnaval. Essa é a oportunidade de conhecer o que cada agremiação está preparando para avenida”, reiterou a secretária.
O presidente da Solidariedade reforça que a visita da corte é a oportunidade de mostrar como está sendo empregado o investimento da gestão no carnaval amapaense e como a "Soli" vai desfilar em busca do título do Grupo de Acesso.
“A visita da corte é o momento em que podemos mostrar como o recurso investido pelo Governo do Estado está sendo fomentado, gerando renda e melhoria da qualidade de vida do povo das comunidades. Nós estamos confiantes nesse carnaval, pois estamos trazendo 'Oxaguiã' em nosso enredo, orixá que luta no campo de batalha e assim vai ser nossa luta, nosso carnaval está a todo vapor”, reforça o presidente, Jair Sampaio.
A ala musical da Solidariedade é comandada por intérpretes femininas, tendo Silmara Lobato como oficial e Andreia de Paula, como segunda voz, reforçando a presença da mulher nas vozes que comandam a avenida do samba.
“Devo parabenizar as escolas de samba que tem a coragem de quebrar tabus e colocar uma mulher como intérprete oficial, as mulheres podem e devem estar em pé de igualdade como intérpretes e eu só tenho a agradecer a Solidariedade, que com certeza vem trazendo um grande desfile”, exaltou Silmara Lobato, intérprete oficial.












Comentários