Secretários de Meio Ambiente da Amazônia se encontram em Macapá para discutir pautas para a região e COP 30
- Fernando França

- 19 de mar.
- 3 min de leitura
Evento que acontece até esta quarta-feira, 19, visa articular ações conjuntas entre estados da Amazônia Legal com foco na sustentabilidade e equilíbrio ambiental.

Com apresentação de painéis e debates, o Fórumw Nacional de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal iniciou nessa terça-feira, 18, no Museu Sacaca, em Macapá, com uma programação voltada para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e questões sobre mudanças climáticas abordando desafios e particularidades dos estados da Região Amazônica, além de buscar caminhos para financiar o desenvolvimento sustentável.
O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF TF), segue até esta quarta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá. A abertura contou com a participação do governador do Amapá, Clécio Luís.
A proposta do encontro, que tem por finalidade debater avanços e implementação de políticas públicas para as questões ambientais, também trouxe para o primeiro dia do evento experiências exitosas que impulsionam a agricultura de baixo carbono e enfrentamento a eventos climáticos, temas que também serão discutidos durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), a “COP da Amazônia”, que será em Belém-PA em novembro deste ano.

O Governo do Amapá, compartilha a experiência do estado mais preservado e protegido do Brasil, com a bioeconomia, a demarcação de áreas indígenas, negócios verdes, novo código ambiental, mas também busca meios para o desenvolvimento social e sustentável da região.
“Os secretários da Amazônia compartilham benefícios e desafios de gerir um órgão no ambiente da Amazônia Legal. O nosso anfitrião incentiva muito o desenvolvimento sustentável no Brasil, então precisamos ter uma inclusão muito proveitosa do Cadastro Ambiental Rural e, aqui no Amapá, a gente tem um esforço coletivo para angariar mais cadastros e chegar na ponta com o agricultor. Nosso desafio principal também é o da emergência climática, precisamos valorizar a floresta em pé e, para isso, é preciso gerar renda para as populações tradicionais", declarou Pedro Chagas, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Meio Ambiente.
O presidente também reforçou, em sua fala de apresentação, a preparação dos estados para a COP30: "Todos nós secretários da Amazônia temos uma estratégia para o evento, vamos compartilhar para ter uma grande estratégia definida para que a gente consiga angariar recursos na Conferência, ou seja, investimentos para o meio ambiente”, enfatizou Pedro Chagas.
"Neste ano em que acontece a COP30 no Brasil é indispensável que os secretários de Meio Ambiente da Amazônia promovam esse debate, ao concluirmos esse Fórum teremos uma linha estratégica definida para COP em Belém, apresentando a realidade da Região Amazônica e a potencialidade da nossa natureza. E, claro, buscar investimento para o desenvolvimento sustentável da região", enfatizou a secretária do Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça.
Os impactos das mudanças climáticas, é dos desafios enfrentados pelos estados da Amazônia Legal, uma realidade conhecida tanto no período invernoso quando ocorre aumento no nível dos rios ocasionando alagamentos, quanto no verão período de estiagem provocando seca e incêndios florestais.
Durante dois dias, o Fórum reúne secretários de Meio Ambiente do Amapá, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, além de representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Câmara Setorial de Meio Ambiente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), que está entre os principais temas do encontro, é um documento eletrônico que reúne todas as informações ambientais das propriedades, sendo o primeiro passo para obtenção de qualquer licença para uso ou exploração dos recursos naturais das áreas rurais, acesso a linhas de créditos e programas federais que mantém a floresta em pé.
No Amapá, os números apresentam dados positivos, em 2022 o quantitativo era 10.569 CAR, em 2023 passou para 12.582, já em 2024 esse dado saltou para 14.874. Os avanços se devem às ações itinerantes que percorrem os municípios do estado levando acesso aos produtores rurais.
Fórum Nacional de Secretários do Meio Ambiente
É um encontro que visa articular ações conjuntas entre os estado da Região Amazônica, e está vinculado à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), uma rede de governos que trabalha para combater as mudanças climáticas, fornecendo a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a programação é realizada com apoio da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF TF).












Comentários