Governo reduz taxa de juros de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS
- Fernando França

- 13 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
As novas taxas valerão somente para aqueles que pretendem firmar novos contratos com instituições bancárias

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução do teto da taxa de juros de 2,14% ao mês para 1,70% cobrada nos empréstimos consignados convencionais para aposentados e pensionistas do INSS. A reunião do Conselho ocorreu nessa segunda-feira, 13, em Brasília.
Foi aprovado também redução no teto dos juros nas operações com cartão de crédito consignado. Nesses casos, a taxa cai de 3,06% para 2,62%. As reduções nas referidas taxas entram em vigor a partir da publicação no "Diário Oficial da União" de uma instrução normativa, o que deve ocorrer nessa quarta-feira (15).
As novas taxas valerão somente para aqueles que pretendem firmar novos contratos com instituições bancárias. Os contratos já executados permanecem com as taxas antigas.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, comemorou a redução do limite máximo das taxas de juros pelas redes sociais edisse que "baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!".
O empréstimo consignado é caracterizado pelo desconto direto na folha de pagamento ou no benefício social e possuem taxas de juros mais baixas que o mercado normal de financiamentos.
De acordo com dados da Previdência Social, cerca de oito milhões de beneficiários do INSS possuem algum contrato ativo de consignado e cerca de 1,8 milhão já chegou ao limite de utilização, que é de comprometimento de até 45% da renda.












Comentários