top of page

Garimpos ilegais são alvos de operação em Pedra Branca do Amapari

  • Foto do escritor: Fernando França
    Fernando França
  • 4 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

A operação Água de Prata, deflagrada na manhã dessa terça-feira (4) teve como alvos um região do município de Pedra Branca do Amapari, dentro da Floresta Estadual do Amapá (Flota), onde estariam em operação garimpos ilegais.


ree

Região do Amapari é muito assediada por garimpeiros desde a decada de 1980. Foto: reprodução/internet


A operação é coordenada pelo Ministério Público após denúncias anônimas sobre a atuação de garimpeiros independentes na região. Os mandados de busca e apreensão de materiais e equipamentos foram expedidos pela Justiça Federal e executados em parceria com Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do MP estadual (Gaeco), Polícia Ambiental, Exército, Polícia Federal e IBAMA.


De acordo com informações do Ministério Público, após as denúncias foram constatados vários crimes ambientais na região onde houve a denúncia.


O MP informou ainda que equipamentos e materiais encontrados na região e que estiverem relacionados com a exploração ilegal de minérios, tipo motores, balsas, barracos e outros, serão destruídos e pessoas retiradas da região.


Não é primeira vez que garimpeiros tentam estabelecer garimpos ilegais na Região do Amapari, dentro de reservas ambientais e indígena. Desde os anos de 1980, muitos garimpeiros migram para aquela região em busca de minérios como ouro e tantalita. Já houve registros, inclusive, de conflitos entre garimpeiros e indígenas da etnia Waiãpi, na região.


Comentários


Mais Lidas

bottom of page