Embaixada francesa faz pela primeira vez coleta biométrica para emissão de vistos em Oiapoque
- Fernando França

- 19 de mai.
- 2 min de leitura
A iniciativa é inédita na fronteira permitirá que moradores da região realizem o procedimento sem sair do município para a capital.

Reunião entre consulado francês e o secretário de relações internacionais do AP.
Nos dias 19 e 20 de maio, o Fórum de Oiapoque recebe pela primeira vez uma equipe da Embaixada da França no Brasil para a realização da coleta biométrica necessária à emissão do visto francês, exigido para entrada na Guiana Francesa. A ação, apoiada pelo Governo do Estado, inicia pela manhã e marca um avanço significativo nas relações diplomáticas entre os dois países, além de fortalecer os laços entre o Amapá e a Guiana Francesa.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), que desde setembro de 2024 articula estratégias para tornar o processo de solicitação de visto mais acessível aos moradores do estado. Antes, o procedimento só podia ser realizado em Brasília (DF) e, agora, os requerentes iniciam o processo online e comparecem presencialmente para a coleta biométrica.
“Essa ação representa uma oportunidade única para os moradores de Oiapoque e região concluírem o processo de visto sem precisar se deslocar até Brasília ou mesmo até Macapá. A recomendação é que os interessados se organizem com antecedência e recordem que o visto possui um custo de 60 euros e que compartilhem a informação com outras pessoas que também necessitam do visto”, afirma Fabrício Penafort, secretário de Estado da Amapá Internacional.
Os atendidos que estiverem com a documentação regularizada entregarão seus passaportes, que serão enviados ao consulado francês em Brasília para emissão do visto. Posteriormente, os documentos serão devolvidos via correio.
“Antes, como não havia exigência de biometria, o envio dos passaportes a Brasília era suficiente. Com a implementação da coleta biométrica como padrão, essa etapa presencial passou a ser obrigatória. Com a criação de uma máquina itinerante para coleta biométrica, tornaram-se possíveis essas missões no estado”, explica o secretário.
Documentação exigida e agendamento:
Para ser atendido, é obrigatório realizar o agendamento prévio
Passaporte válido
Documentos atualizados com suas respectivas cópias
Foto 3,5 x 4,5 cm
Formulário preenchido
A primeira missão de coleta de biometria ocorreu em setembro de 2024, com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Desde então, o Governo do Amapá vem alinhando a realização de novas ações, como a de Oiapoque. O Fórum de Oiapoque foi colocado à disposição para sediar as atividades do consulado francês, contribuindo decisivamente para a viabilização da iniciativa.
Desde a retomada do serviço, em média, 150 vistos já foram emitidos durante as missões realizadas no estado.
Por Roberta Corrêa












Comentários