Amapaenses no foco da maior investigação politica desde a promulgação da Constituição de 1988
- Fernando França

- 11 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2023
A investigação em curso que busca identificar os líderes, financiadores e toda a rede de apoio e incentivo a tentativa de golpe de estado ocorrido no domingo passado, dia 8, em Brasília, é a ação política mais importante em andamento no Brasil desde a redemocratização do Brasil.

Amapaenses que protestavam em frente ao 34° BIS estão no foco da investigação do MPF
A determinação do governo e justiça federal é para a identificação imediata em todos os Estados dos envolvidos nas manifestações de apoio ao golpe contra a democracia e o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No Amapá, o Ministério Público Federal já entrou na linha das investigações e está buscando identificar e punir todos que estão buscando dar apoio aos manifestaçõ6, principalmente aqueles que estavam acampados em frente ao 34° BIS, na zona oeste de Macapá.
O Ministério Público Federal pretende identificar e punir cada um dos envolvidos que passaram em torno de 80 dias pedindo intervenção militar no Brasil.
Também estão na mira do MPF os empresários financiadores e os líderes do movimento golpista no Estado. Para isso conta com a ajuda de população e das redes sociais para identificar os envolvidos.

Ao lado de Bolsonaro, Silvia Waiãpi, postou vídeo no último domingo comemorando a invasão dos Poderes, mas depois o apagou
Entre as pessoas que serão investigadas está a deputada eleita no Amapá, Silvia Waiãpi, cujo pedido de investigação partiu da Procuradoria Geral da República (PGR). Os deputados federais eleitos Doribaldo Malafaia e Josenildo Abantes e também o senador Randolfe Rodrigues, haviam pedido a PGR e ao ministro Alexandre de Morais que incluísse a parlamentar eleita nos rol das investigações. Ela é acusada de incentivar a tentativa de golpe.
A PGR também abriu um canal na sua página virtual para receber informações e tentar localizá-los. Estão todos os órgãos federais e estaduais envolvidos nas investigações. Há, inclusive a determinação do governador Clécio Luís em que sejam monitoras todas as pessoas que então na mira da Lei.












Comentários