top of page

VILA 2.0: projeto aposta na escuta ativa de jovens e adultos para transformar comunidade

“O Vila 2.0 é uma coisa 'plus', do intelecto do jovem de hoje, e para isso eu comecei a mobilizar”, clareia o auto do projeto mostrando uma ferramenta de escuta para educar, orientar, trocar experiências e protagonizar a juventude.

ree

Com uma forma de mapear, aproximar e conectar jovens do Residencial Vila dos Oliveiras, o projeto Vila 2.0 “Transformando Jovens, Construindo Futuro”, criado dentro da comunidade por um jovem de 31 anos de idade, teve seu lançamento na última sexta-feira, 18, no habitacional Vila dos Oliveiras, na Escola Estadual José Antônio da Silva, na Zona Sul de Macapá.


O idealizador da iniciativa, que vem contando com total apoio do governo estadual, é Gustavo Monteiro, que revelou o seu protagonismo em captar jovens e disseminar bons conhecimentos. Ele destacou que o projeto deu seguimento graças ao apoio contínuo do Governo do Estado por meio da coordenação do Plantão Social, da Secretaria de Estado da Habitação, dentro do residencial.

ree

“O Vila 2.0 é uma coisa 'plus', do intelecto do jovem de hoje, e para isso eu comecei a mobilizar, ir nos blocos, nas reuniões de praça, na quadra poliesportiva, para construir um encontro de escuta e de conversa sobre diversos temas como a conscientização das drogas, gravidez na adolescência e educação sexual. Eu tinha essa ideia fazia um tempo, e quando vim morar para o Vila dos Oliveiras vi que o espaço era propício para executar o projeto, porque aqui nos sentimos mais próximos da comunidade, então é mais fácil aproximar os jovens para potencializar conhecimentos e saber a atuação deles dentro do habitacional, e com o apoio do Governo do Amapá essa iniciativa está dando muito certo”, explicou o jovem.


Empolgada com o lançamento do projeto, a acadêmica do curso de pedagogia, Juliana Silva, de 21 anos, espera que o Vila 2.0 seja um meio eficaz de escuta ativa das necessidades dos jovens que muitas vezes precisam de um incentivo que os faça ter consciência das boas iniciativas.

ree

“Queremos ser ouvidos para que nossas opiniões e ideias sejam repassadas, além de trocar experiências para absorver conhecimentos e pensar no que queremos para nossas vidas. Também acredito que é uma forma de entendermos de que maneira podemos contribuir em nossa comunidade”, ressaltou a jovem.


A coordenadora do Plantão Social do Vila dos Oliveiras, Malena Corrêa, destacou que toda ação que venha somar para o bem-estar da comunidade é bem-vinda, uma vez que um dos compromissos do Governo do Amapá é prezar pela dignidade e cuidado com as famílias que residem nos habitacionais da capital.


“A ideia é aumentar esse projeto, e quem sabe estender para outros habitacionais, não deixa de ser uma escuta comunitária. A intenção é trazer as ideias que a comunidade tem, porque ninguém melhor do que eles para saber o que é melhor para a comunidade, saber quais são as reais necessidades dos jovens, adultos e idosos. E o Governo do Estado, que tem uma equipe de plantão social, está aqui para dar todo suporte, para direcionar e para mostrar o caminho. É uma preocupação da gestão do governador Clécio Luís ter essa empatia com a comunidade dos habitacionais, porque também é uma forma de garantir que essas pessoas sintam-se pertencentes a esse novo lar”, comentou Malena.


Vila 2.0 “Transformando Jovens, Construindo Futuro”


O lançamento do projeto marcou o início de uma importante iniciativa voltada à comunidade jovem, com foco na inclusão social, promoção da saúde e valorização da juventude. Além disso, é uma forma de mapear perfis, conhecer as potencialidades e incentivar e fortalecer o protagonismo juvenil dentro da comunidade, como uma ferramenta de transformação e construção de um espaço harmônico e solidário.

Comentários


Mais Lidas

Traga as notícias temperadas em primeira mão para o seu celular.

Inscreva-se para receber atualizações.

Obrigado por se Inscrever

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

© 2023 by William Barbosa (96 99160-9406)

bottom of page